Inovação na indústria Pecuária com Blockchain


Nos últimos anos Brasil vem afrontando dois desafios na indústria da carne: o vácuo no crescimento do país e a necessidade do setor em se adequar a demanda no mercado internacional. Não há dúvidas que o Brasil continuará sendo um dos grandes players do mercado mundial, mas há necessidade de produção de animais de qualidade, aumento na produtividade e redução de emissões de gases efeito estufa que devem ser consideradas como parte principal da estratégia a fim de atingir a eficiência e o compliance em todos os elos da cadeia.


Para cumprir com estas exigências, a tecnologia torna-se um fator crucial. Vamos entender a proposta de valor de uma das principais tendências de inovação: o Blockchain.


Blockchain é uma tecnologia surpreendente que irá trazer grandes benefícios para a indústria pecuária. A plataforma consegue conectar todos participantes e pontos da cadeia; automatizando ações, reduzindo o tempo dos processos, o risco de erros humanos e o custo operacional. É aqui onde o investimento torna-se estratégico. Blockchain consegue dar eficiência ao processo produtivo conectando, validando e automatizando ações que atuam sobre indicadores como insumos, sensores, imagens de pastagens, recursos humanos provenientes de bases de dados, dados de análise do animal em confinamento e dados ambientais.


Ter uma visão integrada e consolidada destes indicadores é crítico já que determinam o resultado da produção que é medida pela taxa de desmama, a qualidade e peso da carcaça, a idade do abate, primeiro parto etc.


Transitivamente, Blockchain consegue garantir o aumento da produtividade em um contexto onde o governo pretende aumentar a produtividade atual para o dobro do resultado atual em um período de 3 anos.


Oferecendo rastreabilidade ao processo como um todo, Blockchain aumentará a segurança alimentar e diminuirá drasticamente os riscos que episódios como Carne Fraca. Num futuro próximo, o pecuarista também estará conectado com toda a cadeia de distribuição e comercialização de maneira segura, privada e transparente.


Devido às novas demandas globais, a indústria pecuária vem sofrendo uma forte pressão: por um lado deve aumentar a produtividade, mas por outro deve estar aderente as políticas de sustentabilidade. Nesse contexto, a indústria pecuária precisa incorporar a inovação que Blockchain oferece assim como as novas tecnologias que caracterizam pecuária 4.0.


Por Bernardo de Souza Madeira – especialista em Blockchain e fundador da Interchains

44 visualizações

© 2018 Interchains Consultoria

  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social